Conselho Municipal dos Diretos Humanos
O Conselho Municipal dos Direitos Humanos (CMDH), criado pelo art. 203-B da Lei Orgânica do Município, é um órgão normativo, deliberativo e fiscalizador, com estrutura colegiada, responsável por definir, apoiar e promover os mecanismos necessários para a implementação da Política Municipal de Direitos Humanos.
O CMDH é composto por 20 (vinte) representações, sendo:
- 10 (dez) da sociedade civil;
- 10 (dez) do poder público.
As Plenárias Ordinárias acontecem presencialmente na primeira terça-feira de cada mês, às 14h, no auditório da Secretaria Municipal da Mulher e Igualdade Étnico-Racial (Rua Barão do Rio Branco, 45 – Centro).
As atas, o calendário de reuniões e demais informações estão disponíveis no Portal dos Conselhos, pelo link: http://portaldosconselhos.curitiba.pr.gov.br/conselhos2.aspx?conselho=49
Este conselho recebe denúncias e encaminha demandas relacionadas a violações de direitos, além de promover debates, audiências públicas e ações educativas.
ATUAL GESTÃO 2025-2026
Sociedade Civil
- Ordem dos Advogados do Brasil (OAB PR)
- Grupo Dignidade - Pela Cidadania Plena LGBTI+
- Aliança Nacional LGBTI+
- Universidade Livre para a Eficiência Humana - UNILEHU
- Conselho Regional de Psicologia - CRP_PR
- Ação Social Irmandade sem Fronteiras
- Conselho da Comunidade de Curitiba
- Conselho Regional de Serviço Social - CRESS
- Liga Brasileira de Lésbicas -LBL
- Cáritas Arquidiocesana Curitiba
Poder Público
- SMIR - Política de Direitos Humanos
- SMIR - Política da Diversidade Sexual (suplente)
- SMIR - Política para Promoção de Igualdade Étnico-Racial
- FCC - Fundação Cultural de Curitiba (suplente)
- SMDH – Secretaria Municipal do Desenvolvimento Humano
- SMDH - Direitos da Pessoa com Deficiência
- SMELJ - Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude (suplente)
- FAS - Fundação de Ação Social
- SME - Secretaria Municipal de Educação
- SMS - Secretaria Municipal da Saúde
- SMDT - Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito
- COHAB - Companhia de Habitação Popular de Curitiba
- SMSAN - Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
Breve Histórico do Conselho Municipal dos Direitos Humanos
A Comissão Municipal dos Direitos Humanos foi criada pela Emenda à Lei Orgânica nº 12/2009, com a missão de normatizar, deliberar e fiscalizar a Política Municipal de Direitos Humanos, alinhando-se às diretrizes nacionais e internacionais de promoção e defesa desses direitos. A regulamentação da Comissão se deu pela Lei nº 14.422/2014, nos artigos 15 a 20, estabelecendo uma estrutura colegiada com representantes do poder público e da sociedade civil, e definindo a responsabilidade de implementar a política municipal de direitos humanos. Em 2015, formou-se a primeira Comissão de Direitos Humanos de Curitiba, com 10 representantes do governo e 10 da sociedade civil. No ano seguinte, aconteceu a 1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos de Curitiba, com o tema "Curitiba mais humana: direitos para todas e todos – democracia, justiça e igualdade". Entre 2017 e 2022, a Comissão permaneceu inativa, mas em 2022, a Assessoria de Direitos Humanos, vinculada à Secretaria de Governo Municipal, reativou a Comissão, promovendo uma nova eleição. O processo de regularização da CMDH ocorreu de maio a agosto de 2022, com uma Comissão Organizadora formada por representantes do governo e da sociedade civil, apoiada pela Defensoria Pública e pelo Ministério Público. A assembleia geral para a eleição das entidades da sociedade civil aconteceu em 20 de agosto de 2022, resultando na escolha das 10 entidades titulares mais votadas. Com isso, o Decreto nº 1496/22 estabeleceu a Comissão Municipal dos Direitos Humanos de Curitiba, com gestão de 2022 a 2024. Em 2023, após um ano de atividades, foi aprovada a Emenda à Lei Orgânica nº 23/2023, que criou o Conselho Municipal dos Direitos Humanos (CMDH), um órgão normativo e deliberativo composto por representantes do poder público e da sociedade civil.